Pudim de coco com um quê de butterscotch
Cheguei sonolento de uma viagem nocturna da TAP e encontrei à minha espera, um magnífico pudim que minha filha confeccionou expressamente para mim. Ela dormia nesse momento, mas minha mulher deixou-me entender que seria bom que comesse um pouco para não defraudar as expectativas da adolescente que o fizera com tanto carinho.
Assim o fiz e meu palato e pituitária me deram todas as indicações de que tinha uma nova estrela da pastelaria na minha família: Mélanie Sofia. Disse logo à Garda que ela já tinha uma sucessora na arte pasteleira e quiçá uma rival!
No dia seguinte, todos se deleitaram com esta sobremesa e tive de pedir uma trégua para poder tirar uma fotografia do último pedaço remanescente, porque tencionava valorizar o famoso pudim neste blog.
A seguir a receita deste pudim de coco, que minha filha viu num programa brasileiro na televisão e à qual lhe deu seu toque pessoal. Eis a receita melhorada, que é tão simples e barata de fazer, mas cujo gosto é sublime:
Pudim de coco à moda da Mélanie
Ingredientes
50g de manteiga
150g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco
3 ovos
50g de manteiga
150g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco
3 ovos
Colocar todos os ingredientes num simples liquidificador e bater por alguns minutos até obter uma mistura homogénea. Entretanto, revestir uma forma de pudim com açúcar queimado (sobre o qual se unta com boa manteiga e salpicos de baunilha - segredo da Mélanie). Verter a mistura na forma, colocá-la em banho-maria dentro de um forno pré-aquecido e contar uns 40 minutos para retirar o conjunto do forno.
Como vêem é simples de fazer e o truque da Mélanie dá-lhe esse travo de butterscotch.